Esporte em condomínio e os benefícios para a sua saúde

esporte-em-condominio-e-os-beneficios-para-sua-saude

Praticar esporte com foco na qualidade de vida é um dos principais aliados da saúde. Academia, praças ou ambientes coletivos como em condomínios: não importa o lugar. O mais importante é se mexer. Viver mais tempo, ficar mais bonito e com tudo em cima, se sentir mais disposto e com melhor condicionamento físico são alguns dos objetivos de quem usa o esporte como aliado. E é pensando nisso que cada vez mais as construtoras têm buscado adequar ambientes em seus empreendimentos que sejam capazes de atender essa necessidade.

A insegurança, principalmente dos grandes centros, levou pistas de caminhada e corrida, quadras poliesportivas e de tênis, academias montadas e até tatames para dentro dos condomínios. Tudo para facilitar a vida dos moradores que querem praticar algum esporte. Entende-se que deixar equipamentos e espaços no “quintal” de casa seja um importante aliado diante da preguiça.

Além de ajudar a queimar calorias, a prática de esportes contribui para a prevenção de diversas doenças. Quando você faz atividades físicas está ajudando seu organismo a evitar um acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Mas muito mais que vontade, você precisa ter determinação.

Infelizmente a herança, do tempo das cavernas, educou o nosso cérebro à reserva de energia. Por isso, na maioria dos casos é bem mais confortável chegar em casa e deleitar-se num belo sofá. Neste caso, a velha máxima em inglês precisa prevalecer e te tirar da zona de conforto: no pain no gain (sem dor sem ganho).

Como transformar a prática do esporte em um hábito

O mais importante de tudo é começar. Não espere chegar segunda-feira ou o verão para correr atrás do tempo perdido. O dia da mudança é o hoje. Uma boa maneira de começar a deixar o sedentarismo de lado é reunindo os amigos. Por que não bater uma bola com os amigos depois do expediente? Que tal reunir as vizinhas e usar o esporte como um agente de integração social para melhorar as relações no condomínio? Até as brincadeiras de crianças, com os filhos, podem ser uma alternativa bacana. É legal identificar o que realmente te dá prazer e que se encaixa no seu dia a dia. A partir do momento que o esporte virar um compromisso começará a ver resultados na sua qualidade de vida e bem estar. Pode ser que o começo não seja tão simples, mas os ganhos valerão a pena.