Você sabe o que é uma obra limpa?

voce-sabe-o-que-e-uma-obra-limpa

Preservar o meio ambiente e gerir recursos é um dos grandes desafios da humanidade. Deixar um mundo melhor para as futuras gerações tem se tornado um propósito de vida e uma meta para muitas empresas. Na construção civil não é diferente. Trabalhar de maneira sustentável, otimizando o uso de recursos hídricos, por exemplo, destinando dejetos e sobras à reciclagem correta para esse tipo de produto faz parte de um novo jeito de construir.

Essa metodologia faz parte do conceito de obra limpa. Estudos apontam que são geradas no Brasil cerca de 120 mil toneladas de entulhos todos os dias. O objetivo é produzir a menor quantidade possível de detritos, com reflexos positivos no meio ambiente, reduzindo custos.

Existem várias formas de se trabalhar com o conceito de obra limpa. Um deles é calcular a quantidade de material correta, evitando o desperdício. Outra maneira é ser assertivo no processo de excussão, por isso a importância de se trabalhar com mão de obra qualificada e treinada para cada tipo de serviço e para cada etapa de uma obra. Isto faz com que se evite o retrabalho, um grande inimigo do tempo, dos custos e do controle na produção de dejetos.

Outra maneira essencial para manter o princípio de obra limpa é iniciar primeiro a parte de infraestrutura em um empreendimento. Isso garante a organização e favorece a agilidade dos demais processos.

Por que utilizar o conceito de obra limpa?

Além da preocupação ambiental, segurança e organização do canteiro, uma obra limpa faz parte da legislação. CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, que um órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA estuda, assessora e propõe ao Governo ações votadas ao tema. Na construção civil, especificamente, há uma resolução. Criada em 2002, a resolução 307, como é conhecida, cria normas compatíveis com o meio ambiente, especificamente voltado ao setor da construção civil. Dessa forma, a execução de um empreendimento com o conceito de obra limpa é bom para o meio ambiente, ideal para a organização do canteiro, excelente no que tange os recursos e necessário ao cumprimento da legislação.