O que você precisa saber antes de comprar o seu imóvel próprio

o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-o-seu-imovel-proprio

Não importa se você é casado (a), solteiro (a), divorciado (a) ou viúvo (a). Parafraseando, a gente afirma sem hesitar que o sonho de comprar um imóvel próprio é de 10 em cada 10 pessoas. Enquanto uns sonham em comprar um apartamento, outros não cansam de idealizar os detalhes da casa. E, embora sejam públicos com estilos de vida diferentes, a opinião de consumidores distintos é unânime quando se trata de conforto. Afinal de contas, nada melhor que um lar aconchegante e acolhedor para morar. Mas, e na hora de comprar o imóvel ideal? O que eu e você precisamos saber antes de comprar uma propriedade imobiliária? Você já se perguntou? Se não, aqui vão dicas valiosas e indispensáveis que podem ser determinantes no momento de escolher e comprar um imóvel. 

Antes de comprar é preciso se informar

A ampliação da linha de crédito, os prazos extensos de financiamento com até 35 anos para pagar, e as taxas de juros administráveis aqueceu o mercado da construção civil e facilitou a realização do sonho de ter a casa própria de muita gente. Esse “boom” imobiliário abriu as portas para as incorporadoras ofertarem um número recorde de imóveis e impulsionar as vendas. Diante de tantas opções no mercado é preciso estar preparado para fazer a melhor escolha e garantir que o sonho de comprar um imóvel não se torne uma grande dor de cabeça. É fundamental compensar a inexperiência de fazer negócios com muita informação. Antes de mais nada procure fazer um diagnóstico prévio a respeito da localização, conservação e documentação do imóvel. Conheça as condições de financiamento que são ofertadas para a compra do imóvel, uma vez que ele não pode comprometer mais de 30% da sua renda. Procure um corretor qualificado, o profissional irá auxiliar tanto na compra do imóvel quanto em questões contratuais, pois dúvidas ou má interpretação das cláusulas contratuais do imóvel podem ser sinônimos de problemas futuros. Outra dica importante é visitar o imóvel em horários diferentes, observe seus pontos de iluminação e ventilação, pontos de tomadas em quartos, sala, cozinha e banheiro são fundamentais para seus aparelhos elétricos, além disso, é essencial conhecer a infraestrutura e os serviços disponíveis na região. Dessa forma, fica mais fácil saber se o valor de venda condiz com a realidade do local. Busque informações com vizinhos e moradores da região, questione se no local já houve contratempos como enchentes ou inundações. Fatores externos também fazem parte do negócio.

Enxergue o negócio com olhos de investidor

Um dado importante e que muitos compradores não vão atrás é saber quem é o responsável técnico pelo projeto e pela obra. Muita gente viu a oportunidade de ganhar dinheiro e começou a investir na construção civil sem qualquer tipo de responsabilidade. Se a edificação foi feita sem acompanhamento de engenheiro ou arquiteto é maior a chance de enfrentar problemas estruturais num futuro próximo. Mesmo que o vendedor tenha a obrigação de fazer os reparos necessários caso o imóvel apresente defeitos ocasionados pela má construção após a compra da propriedade, nem sempre isso se dá da melhor forma. Às vezes é necessário a intervenção judicial. Por isso, na hora que você for comprar um imóvel é fundamental saber de quem está vendendo. Idoneidade, seriedade e credibilidade são indispensáveis para os negócios.